SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Does carbohydrate supplementation maximize performance of tennis players? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SILVA, Jeferson Luis da; MARANHAO, Raul Cavalcante  and  MATOS VINAGRE, Carmen Guilherme Christiano de. Efeitos do treinamento resistido na lipoproteína de baixa densidade. Rev Bras Med Esporte [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 71-76. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922010000100014.

Os benefícios da prática regular do exercício físico estão claramente estabelecidos na literatura. Entretanto, a escolha do tipo de exercício ideal pode ser mais salutar para indivíduos com doenças específicas e patologias associadas. O propósito desta revisão foi verificar se o treinamento resistido (TR) exerce alguma alteração no colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C). Foram observadas grandes diferenças na literatura, dificultando uma conclusão em relação aos benefícios do TR nesta revisão. No entanto, foi visto que o TR pode ser promissor na redução dos níveis de LDL-C, principalmente em homens e mulheres adultos, em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 e em mulheres pré-menopausa, não mostrando diferenças na população idosa. Os autores concluem que o TR é uma boa opção de exercício físico para indivíduos, principalmente quando o treinamento aeróbio (TA) é contraindicado.

Keywords : exercício resistido; treinamento com pesos; LDL; colesterol.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese