SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6Muscle dysmorphia and the use of ergogenic supplements in athletesEffects of physical training on lungs of rats submitted to alcohol intake author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

REIS, Vanessa de Brito; SEELAENDER, Marília Cerqueira Leite  and  ROSSI, Luciana. Impacto da desidratação na geração de força de atletas de arco e flecha durante competição Indoor e Outdoor. Rev Bras Med Esporte [online]. 2010, vol.16, n.6, pp. 431-435. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922010000600007.

INTRODUÇÃO: O arco e flecha é um esporte estático que requer força e resistência da parte superior do corpo, sendo que a habilidade do arqueiro é definida pela capacidade de atirar a flecha no alvo em um intervalo de tempo com precisão. A contração muscular gerada durante a execução do gesto esportivo propicia o aumento da temperatura corporal, da oxidação de glicose e da sudorese, podendo esta ser potencializada pelas condições climáticas às quais o atleta é exposto. Todos estes fatores alteram a percepção de esforço e a própria geração de força, impondo um estresse negativo à performance. OBJETIVOS: Avaliar e relacionar o estado de hidratação de atletas de arco e flecha com alterações fisiológicas e de força intervenientes no rendimento competitivo. MÉTODOS: Participaram 11 arqueiros em duas competições distintas (indoor e outdoor). Foram mensurados parâmetros relacionados ao estado de hidratação, glicemia, percepção de esforço subjetivo e alteração na força de preensão palmar. RESULTADOS: Os atletas analisados apresentaram alterações significativas nos parâmetros relacionados ao estado hídrico em diferentes dias, provavelmente relacionadas às condições climáticas adversas na competição outdoor (34ºC e 60% URA) em relação à competição indoor (22ºC e 90% URA). O mesmo não foi observado para a glicemia. CONCLUSÃO: Este trabalho é o primeiro a comprovar a relação direta entre fatores climáticos e de rendimento em arqueiros de alto nível durante evento competitivo, assim como a evidenciar quais métodos não invasivos seriam os mais indicados para a avaliação do impacto destas alterações.

Keywords : arco e flecha; desidratação; preensão palmar; rendimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese