SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6Physiological aspects of competitive mountain biking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MUTTI, Luciana Campos; SALLES, Belmiro Freitas de; LEMOS, Adriana  and  SIMAO, Roberto. Os benefícios dos exercícios resistidos na melhoria da capacidade funcional e saúde dos paraplégicos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2010, vol.16, n.6, pp.465-470. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922010000600014.

Os exercícios resistidos (ER) têm-se mostrado como um dos recursos efetivos para a promoção da saúde e melhoria da capacidade funcional de paraplégicos. Entretanto, o número limitado de estudos sobre a influência dos ER para tal população, acaba por limitar as possibilidades de utilização desta prática. O principal objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sobre os benefícios dos ER na melhoria da capacidade funcional e saúde dos paraplégicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na base de dados do Lilacs, Medline, SportDiscus, SciELO e Scholar Google com o intuito de selecionar as evidências científicas. Os estudos revisados demonstraram que programas de ER são capazes de promover benefícios psicológicos, sociais e físicos, dentre eles a melhoria da aderência ao exercício, melhoria dos níveis de força, resistência e potência, aumento do metabolismo e da melhoria do perfil lipídico aterogênico, e a redução de dores nos ombros em paraplégicos. Os ER são benéficos e até mesmo necessários para manter a capacidade funcional e saúde nesta população.

Keywords : exercício; condicionamento; desempenho; saúde; incapacidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License