SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Influence of resistance training performed at different intensities and same work volume in bp of elderly hypertensive female patientsThe sport on quality of life of individuals with spinal cord injury: a case series author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

CASTRO, Antônio Paulo André de et al. Fotossilhuetas para avaliação da imagem corporal de fisiculturistas. Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 250-253. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000400007.

INTRODUÇÃO: Estudos recentes em imagem corporal têm buscado desenvolver conjuntos de silhuetas com as características de grupos específicos. Para o fisiculturismo, ainda não foram desenvolvidos conjuntos de silhuetas que representem mais detalhadamente o conjunto das estruturas corporais. Para esse esporte, os detalhes são essenciais. OBJETIVO: Propor um conjunto de silhuetas específico para fisiculturista composto por fotografias (fotossilhuetas). Método: O estudo foi estruturado em três fases: 1) fotografia dos fisiculturistas, seleção e organização das fotos pelos pesquisadores; 2) organização das fotos por professores e treinadores de fisiculturistas; e 3) aplicação do conjunto de fotossilhuetas proposto. RESULTADOS: Fase 1 - os valores de IMC se distribuíram em ordem crescente (IMC de 24,1 até 35,6kg/m2); Fase 2 - participaram seis professores de educação física e seis treinadores de fisiculturismo e todos ordenaram as fotossilhuetas na mesma ordem crescente que os pesquisadores; e Fase 3 - participaram 20 fisiculturistas, apenas um não apontou o conjunto proposto como preferido para avaliação perceptiva da imagem corporal. Entre as silhuetas atribuídas pelos três pesquisadores, observou-se correlação intraclasse de 0,92. Comparando a média das silhuetas atribuídas pelos pesquisadores (3,8 ± 1,0) e a média das silhuetas atribuídas pelos atletas (3,9 ± 1,0), não se encontrou diferença significativa e correlação de 0,75 (p < 0,05). CONCLUSÃO: Conclui-se que o conjunto de fotossilhuetas é válido para o estudo da dimensão perceptiva da imagem corporal de fisiculturistas no que diz respeito à identificação da silhueta atual.

Keywords : índice de massa corporal; antropometria; percepção da imagem corporal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese