SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4The sport on quality of life of individuals with spinal cord injury: a case seriesThe importance of the medial patellofemoral ligment in the lateral displacement and inclination of the patella: a radiographic study in cadavers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

PEREIRA, Gitana Daiala et al. Efeito da corrente interferencial, 2000Hz, no limiar de dor induzida. Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 257-260. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000400009.

O objetivo do estudo foi verificar a eficácia da corrente interferencial na diminuição da dor frente a um estímulo doloroso pressórico e ao frio, em indivíduos saudáveis, utilizando técnica de aplicação bipolar sobre a raiz nervosa. Quatorze voluntários participaram deste estudo e foram divididos em dois grupos. No primeiro dia, um grupo foi submetido à corrente interferencial enquanto o outro não realizou a terapia. No dia seguinte, os grupos foram trocados. Foram avaliados os limiares da dor por pressão, com um algômetro, e o da dor ao frio, além do desconforto pela Escala Visual de Escala da Dor (EVAD). Como forma de eletroestimulação, foi utilizada a corrente interferencial com os parâmetros 2.000Hz de corrente base, com AMF de 100Hz, ΔF 50%, slope 1/1. Os indivíduos foram reavaliados em três momentos: logo após eletroestimulação, 20 minutos após e uma hora depois. Quanto à comparação entre as avaliações com o algômetro de pressão e desconforto ao frio, os resultados não foram significativos, tanto no grupo placebo quanto no grupo eletroestimulado. Nas avaliações do limiar da dor ao frio houve diminuição do limiar de dor no grupo eletroestimulado. Conclui-se que o uso da corrente interferencial, com os parâmetros utilizados, não produziu alteração no limiar de dor à pressão nem no desconforto ao frio, mas produziu diminuição do limiar de dor ao frio.

Keywords : estimulação elétrica nervosa transcutânea; medição da dor; analgesia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese