SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue5Does soccer practice stress the degrees of Genu Varo?Effects of a carbohydrate-electrolyte drink on the hydration of young soccer players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MOTA, Yomara Lima; MOCHIZUKI, Luis  and  CARVALHO, Gustavo de Azevedo. Influência da resolução e da distância da câmera nas medidas feitas pelo software de avaliação postural (sapo). Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.5, pp. 334-338. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000500008.

O erro na medida de um sistema de avaliação da postura está relacionado com a digitalização, a resolução da câmera, a distância da câmera em relação ao voluntário estudado, entre outros. Estes erros somam-se no procedimento metodológico e muitos deles não são possíveis evitar, porém devem ser conhecidos e quantificados. OBJETIVO: Quantificar o erro na medida realizada pelo SAPO (Software para avaliação postural) em diferentes situações experimentais. MÉTODOS: Foram realizadas 16 fotos de um manequim de 1,40m articulado nos planos anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda com câmeras de 3,2 e 12,0 megapixels, posicionadas a 3,0m e a 5,0m de distância do manequim. Para a quantificação do erro, foram calculadas as diferenças das medidas obtidas por meio do SAPO com as medidas feitas diretamente no manequim. Apenas um avaliador realizou o registro das imagens, porém a digitalização no software dos pontos demarcados no manequim foi realizada por três digitalizadores, sendo dois inexperientes e um experiente. RESULTADOS: Os valores médios das medidas horizontais, verticais, angulares e de distância são próximos de zero, embora algumas variáveis angulares apresentem valores maiores, como nas medidas de ângulo Q direito e esquerdo. A câmera com resolução de 3,2 megapixels posicionada a 3m apresentou o menor erro. CONCLUSÃO: O SAPO é um método acurado para uso clínico; são necessários estudos para verificar a influência do plano de posicionamento do voluntário em relação à câmera, o efeito do reposicionamento e da palpação nas medidas oferecidas pelo software.

Keywords : software; postura; avaliação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese