SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue6 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

BETANCOURT LEON, Hamlet; DIAZ SANCHEZ, Maria Elena; ARECHIGA VIRAMONTES, Julieta  and  RAMIREZ GARCIA, Carlos Manuel. Análise cineantropométrica da volumetria e composição percentual muscular dos segmentos apendiculares de bailarinos de elite de Cuba. Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.6, pp.380-384. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000600001.

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: Um bailarino de balé com grande potencialidade de eficiência de movimento técnico transitivo deve mostrar porcentagens de áreas musculares dos segmentos apendiculares em uma volumetria espacial que não o qualifique como feio na sua figura. O propósito desta investigação é comparar a volumetria e composição percentual muscular dos segmentos corporais dos dançarinos de elite de balé com relação à dança moderna e folclórica. MÉTODOS: Realizou-se um estudo antropométrico dos melhores dançarinos cubanos das companhias Balé Nacional de Cuba (BCN), Dança Nacional (DN) e Conjunto Folclórico Nacional (CFN). Seguindo o critério de seleção dos professores, quanto à figura e o desempenho técnico artístico, mediram-se os melhores dançarinos de cada companhia, com idades entre 18 e 40 anos. Aplicou-se um protocolo antropométrico de 10 medições. Utilizaram-se as equações do modelo geométrico de cálculo das áreas transversais totais e musculares dos segmentos apendiculares para estimar a volumetria e composição muscular. RESULTADOS E CONCLUSÃO: A expressão quantitativa das áreas totais por segmentos - em suas múltiplas relações de similitude e diferença - ratificaram os enunciados empíricos que referem um critério diferencial de beleza cênica corporal para os bailarinos de ambos sexos do BNC, em relação aos de DN e CFN. Os dados demonstraram que a linearidade morfológica de um bailarino de elite é independente da expressão de uma potencialidade menor - exceto para a dançarina do CFN - de eficiência do movimento técnico transitivo.

Keywords : antropometria; cineantropometria; composição corporal; dança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License