SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue6Nandrolone decanoate increases the left ventricular wall but attenuates the cavity increase caused by swimming training in ratsHormonal replacement and physical exercise in heart failure treatment: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

CERQUEIRA, Matheus Santos; SILVA, Alberto Inácio da  and  MARINS, João Carlos Bouzas. Análise do modelo de avaliação física aplicado aos árbitros de futebol pela FIFA. Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.6, pp. 425-430. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000600012.

INTRODUÇÃO: A fim de controlar e selecionar os árbitros para atuação no futebol profissional, a Fédération Internacionale de Football Association (FIFA) propôs a realização de testes físicos. Entretanto, a proposta inicial de avaliação sofreu modificações com o passar dos anos, e o modelo atual parece não ser ideal para avaliar os árbitros, de acordo com o perfil de exigência física demonstrada durante os jogos. OBJETIVOS: Assim, os objetivos deste estudo foram: identificar a carga física de árbitros de futebol e determinar as demandas fisiológicas associadas ao esforço físico realizado durante as partidas oficiais e analisar o modelo atual de avaliação física dos árbitros de futebol. CONCLUSÃO: O árbitro percorre em média 10.000m durante uma partida, sendo a maior parte do tempo percorrida com atividades de baixa intensidade. O perfil de movimentação é intermitente e a demanda energética tem predominância do sistema aeróbico, com importante participação do sistema anaeróbico. Os testes aplicados atualmente não são compatíveis com o padrão de exigência física de um árbitro durante uma partida de futebol.

Keywords : perfil de movimentação; carga física; testes físicos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese