SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Acute effects of concurrent training on serum leptin and cortisol in overweight young adultsAnalysis of the isokinetic torque curves in shoulder movements índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versión impresa ISSN 1517-8692

Resumen

RASO, Vagner  y  GREVE, Júlia Maria D'Andrea. Exercício aeróbico ou com pesos melhora o desempenho nas atividades da vida diária de mulheres idosas . Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 87-90. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000200004.

Este estudo aleatorizado não controlado teve como objetivo determinar o efeito de um protocolo de exercício com pesos ou aeróbico no desempenho das atividades da vida diária em mulheres idosas. Para tanto, a amostra foi constituída por 41 mulheres idosas aparentemente saudáveis na faixa etária de 60 a 85 anos de idade (x: 65,1 ± 7,9 anos) divididas aleatoriamente em grupo exercício com pesos (n: 22) ou aeróbico (n: 19). O grupo exercício com pesos consistiu na execução de três séries de oito a 12 repetições a 60% de uma repetição máxima no exercício leg press 45º. O grupo exercício aeróbico consistiu em pedalar em cicloergômetro durante 40 minutos a 60% da frequência cardíaca de reserva. Os dois protocolos foram realizados três vezes por semana durante cinco semanas. As atividades da vida diária selecionadas foram velocidade para se levantar de uma posição sentada (VLPS), velocidade para se levantar de uma posição deitada (VLPD), velocidade para subir escada (VSE) e velocidade para calçar e amarrar o tênis (VCAT). O grupo exercício aeróbico melhorou significativamente o desempenho em VCAT (19,1%), enquanto o exercício com pesos incrementou significativamente o desempenho em VSE (4,3%) e VLPS (8,9%). Os resultados deste estudo permitem concluir que tanto o exercício com pesos como o aeróbico induziram efeito positivo nas atividades da vida diária, sugerindo que ambas as modalidades de exercício devem ser associadas a um programa adequado de exercícios para a melhora da capacidade funcional de pessoas idosas.

Palabras llave : atividades da vida diária; capacidade funcional; envelhecimento; exercício aeróbico; força muscular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués