SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2The tensiomyography used for evaluating high level beach volleyball playersElectromyographic analysis of the rectus femoris and rectus abdominis muscles during performance of the hundred and teaser pilates exercises author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

NAZARIO-DE-REZENDE, Fernando et al. Estudo eletromiográfico dos músculos deltoide, peitoral maior e tríceps braquial de nadadores durante contrações bilaterais realizadas em exercício multiarticular com cargas variadas . Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 100-104. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000200007.

O objetivo deste trabalho foi comparar a atividade elétrica do músculo deltoide (porção média), peitoral maior (porção clavicular) e tríceps braquial (cabeça longa) durante contração bilateral realizada num aparelho multiarticular de desenvolvimento articulado convergente, com 40% e 80% da carga voluntária máxima (CVM), em 11 nadadores do gênero masculino (idades entre 15 e 23 anos, peso 70 ± 4kg, estatura 183 ± 6cm e tempo de prática do esporte de 10 ± 4 anos) treinados em exercícios resistidos. Os sinais eletromiográficos (EMG) foram captados através da colocação de eletrodos ativos de superfície diferenciais de ganho de 20 vezes, composto por duas barras retangulares paralelas da EMG System do Brasil, um eletrodo de referência (terra), e um módulo condicionador de sinais (eletromiógrafo), com aquisição simultânea de até oito canais diferenciais, filtro com faixa de passagem de 20Hz a 5Hz, estágio amplificador ajustável, possibilitando ganhos entre 100 e 4.960 vezes, impedância de entrada de canais de 10GΩ em módulos diferencial e CMRR de 93db a 60Hz, e um sistema de aquisição de dados (Alc-EMG) que forneceu dados numéricos em RMS (raiz quadrada da média) para análise dos resultados. Cada sinal coletado captou apenas a fase concêntrica do movimento e o mesmo teve duração de três segundos. Diante dos resultados (teste U de Mann-Whitney, Friedman e Wilcoxon) conclui-se que, em termos práticos de prescrição e periodização do treinamento neuromuscular, as contrações bilaterais realizadas no aparelho desenvolvimento articulado convergente são eficientes visando recrutamento (80% > 40%) dos músculos deltoide médio, peitoral maior (porção clavicular) e tríceps braquial (cabeça longa), sendo evidenciadas diferenças entre o membro dominante e o não dominante apenas para o tríceps braquial dominante com a carga de 80% da CVM nestes atletas nadadores com histórico de treinamento com pesos.

Keywords : EMG; desenvolvimento; exercício resistido; nadadores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese