SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Electromyographic study of the deltoid, pectoralis major and triceps brachial muscles in swimmers during bilateral contractions performed in multi-joint exercise with different loadsTemperature variation of the quadriceps femoris muscle exposed to two forms of cryotherapy by means of thermography índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versión impresa ISSN 1517-8692

Resumen

SOUZA, Elba Fonseca de et al. Análise eletromiográfica dos músculos reto femoral e reto abdominal durante a execução dos exercícios hundred e teaser do método pilates. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 105-108. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000200008.

A literatura tem mostrado que pequenas modificações em um exercício do método Pilates podem alterar o padrão de ativação muscular. Além disto, são poucos os estudos que avaliaram exercícios desse método do ponto de vista cinesiológico. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi comparar dois exercícios realizados no solo e em aparelho no que diz respeito à ativação elétrica de grupos musculares atuantes. Participaram do estudo 11 mulheres saudáveis praticantes do método Pilates. Foram coletados dados eletromiográficos dos músculos reto femoral e reto abdominal, porções direita e esquerda, enquanto os exercícios hundred no solo, hundred no Reformer, teaser no solo e teaser no Cadillac eram mantidos na postura isométrica. Foram analisados os cinco segundos centrais de cada execução, normalizados por contração voluntária máxima. A análise estatística apresentou diferença entre a ativação dos grupos musculares, sendo maior no reto femoral, e interação entre músculos e exercício, onde no exercício hundred no solo e no Reformer o reto femoral teve maior ativação, enquanto no exercício teaser o reto abdominal foi mais ativo quando executado no Cadillac. Com base nos resultados do estudo pode-se afirmar que: i) quando comparados os exercícios hundred (no solo e no Reformer) e teaser (no solo e no Cadillac), não houve diferença entre os exercícios no que se refere à ativação dos músculos reto abdominal e reto femoral; ii) quando comparados os grupamentos musculares, o reto femoral apresentou maiores níveis de ativação nos exercícios hundred executado no solo e no Reformer, enquanto o reto abdominal apresentou maior ativação durante o exercício teaser executado no Cadillac.

Palabras llave : biomecânica; cinesiologia aplicada; abdome.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués