SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Assessment of deficit in medial rotation and posterior shortening of the shoulder in professional basketball playersChronic effects of static flexibilizing on neuromuscular parameters in young adults índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versión impresa ISSN 1517-8692

Resumen

PERIN, Andrea; ULBRICHT, Leandra; RICIERI, Denise da Vinha  y  NEVES, Eduardo Borba. Utilização da biofotogrametria para a avaliação da flexibilidade de tronco. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 176-180. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000300008.

INTRODUÇÃO: a ginástica rítmica (GR) é uma modalidade de ginástica que requer alto grau de flexibilidade, em virtude dos movimentos complexos que são requeridos. OBJETIVO: esta pesquisa objetivou comparar o teste de sentar e alcançar (TSA) e a técnica de biofotogrametria como indicadores de flexibilidade de tronco, em praticantes iniciantes de GR. METODOLOGIA: a amostra contou com 60 meninas (de cinco a 11 anos de idade) de um universo de 110, todas matriculadas em um centro de iniciação esportiva no estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada no mês de novembro do ano de 2009. Para a comparação TSA com a biofotogrametria, foram traçados os ângulos de flexão da pelve (WP), flexão da coluna lombar (WC) e flexão do total do tronco (WT). RESULTADOS: o resultado médio atingido pelas participantes na escala do TSA foi de 27,75cm. Encontrou-se forte correlação do ângulo WT com o TSA. Por ser uma composição de WC e WP, o WT possibilita uma visualização global da distância do tronco até os membros inferiores quando ocorre a flexão durante o teste. Por isso, as correlações entre os ângulos são boas e significativas. CONCLUSÃO: uma vez que o TSA apresenta alguns fatores intervenientes que podem mascarar o seu resultado, a biofotogrametria é discutida como um teste que permite observar, através de imagens fotográficas e cálculos angulares, dados fidedignos para a mensuração de flexibilidade e compensações musculares não identificadas normalmente.

Palabras llave : ângulos; teste de sentar e alcançar; biofotogrametria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués