SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Effects of high fat diets with baru extract and chocolate on adipocyte area of rats subjected to physical exerciseEffect of physical exercise and statins on the muscle function in animals with dyslipidemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versión impresa ISSN 1517-8692

Resumen

MAROCOLO, Moacir et al. Análise da correlação entre o protocolo Polar Fitness Test® para predição de VO2máx e ergoespirometria. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 195-197. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000300012.

INTRODUÇÃO: A importância da mensuração do consumo máximo de oxigênio (O2máx)é justificada por sua aceitação internacional como o melhor parâmetro fisiológico para avaliar a capacidade funcional do sistema cardiorrespiratório tanto em atletas como em não atletas que treinam fisicamente com objetivo de obter melhor saúde. OBJETIVO: Verificar a concordância entre os protocolos Polar Fitness Test® para a estimativa do O2máx e o teste de esforço máximo com medida direta de gases. MÉTODOS: Dezessete homens ativos (22,5 ± dois anos) participaram. Em repouso, aplicou-se o protocolo Polar Fitness Test® e, em seguida, a coleta direta de gases sob o esforço máximo, em esteira, seguindo o protocolo de Bruce. RESULTADOS: Houve diferença significativa entre os valores médios dos métodos para estimativa do O2máx. O protocolo Polar Fitness Test® subestimou o O2máx, em média 15% (IC95%: 24; -53%) comparado com a medida direta de gases. Os valores obtidos pelo Polar Fitness Test® não tiveram boa correlação com a medida direta em ergoespirômetro (r = 0,1). CONCLUSÃO: O protocolo Polar Fitness Test® não é válido para a estimativa do O2máx em homens jovens ativos fisicamente.

Palabras llave : eficiência; consumo de oxigênio; coleta direta; estimativa; frequência cardíaca.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués