SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Efeito de dietas hiperlipídicas com extrato de baru e chocolate sobre a área de adipócitos de ratos submetidos ao exercício físicoEfeito do exercício físico e estatinas na função muscular em animais com dislipidemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692

Resumo

MAROCOLO, Moacir et al. Análise da correlação entre o protocolo Polar Fitness Test® para predição de VO2máx e ergoespirometria. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 195-197. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000300012.

INTRODUÇÃO: A importância da mensuração do consumo máximo de oxigênio (O2máx)é justificada por sua aceitação internacional como o melhor parâmetro fisiológico para avaliar a capacidade funcional do sistema cardiorrespiratório tanto em atletas como em não atletas que treinam fisicamente com objetivo de obter melhor saúde. OBJETIVO: Verificar a concordância entre os protocolos Polar Fitness Test® para a estimativa do O2máx e o teste de esforço máximo com medida direta de gases. MÉTODOS: Dezessete homens ativos (22,5 ± dois anos) participaram. Em repouso, aplicou-se o protocolo Polar Fitness Test® e, em seguida, a coleta direta de gases sob o esforço máximo, em esteira, seguindo o protocolo de Bruce. RESULTADOS: Houve diferença significativa entre os valores médios dos métodos para estimativa do O2máx. O protocolo Polar Fitness Test® subestimou o O2máx, em média 15% (IC95%: 24; -53%) comparado com a medida direta de gases. Os valores obtidos pelo Polar Fitness Test® não tiveram boa correlação com a medida direta em ergoespirômetro (r = 0,1). CONCLUSÃO: O protocolo Polar Fitness Test® não é válido para a estimativa do O2máx em homens jovens ativos fisicamente.

Palavras-chave : eficiência; consumo de oxigênio; coleta direta; estimativa; frequência cardíaca.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês