SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Effect of physical exercise and statins on the muscle function in animals with dyslipidemiaEffect of exercise on immune system: response, adaptation and cell signaling índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versión impresa ISSN 1517-8692

Resumen

LOUREIRO JR., Luiz de França Bahia  y  FREITAS, Paulo Barbosa de. Influência do nível de desempenho de jogadores de badminton em aspectos neuromotores durante uma tarefa de apontar um alvo. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 203-207. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000300014.

O badminton é um esporte no qual os atletas devem responder a golpes rápidos e potentes de maneira acurada. Assim, o objetivo do estudo foi investigar se jogadores de badminton de alto nível apresentam melhores índices de desempenho neuromuscular do que jogadores de nível intermediário na tarefa de apontar um alvo. Doze jogadores de alto nível (GAN), que defendem ou defenderam a seleção brasileira de badminton, e 12 jogadores de nível intermediário (GNI) participaram do estudo. Eles permaneceram em pé, com o dedo indicador da mão dominante sobre um interruptor localizado à frente e direcionado à linha média do corpo, e foram instruídos a tocar um alvo em uma tela sensível ao toque posicionada à frente assim que ele se tornasse luminoso. O alvo foi apresentado ipsilateralmente ou contralateralmente ao membro superior dominante, em blocos (tempo de reação simples) ou randomicamente (tempo de reação de escolha). As variáveis tempo de reação (TR), tempo de movimento (TM) e erro radial (ER) foram computadas. Os resultados não revelaram efeito de grupo para TM e ER, mas revelaram que o GAN apresentou TR menor que o GNI. Ainda, o TR foi menor para a condição em blocos e o TR e o TM foram menores para o alvo ipsilateral. O fato de o GAN apresentar TR menor que o GNI indica que jogadores de alto nível teriam melhor capacidade reativa que jogadores de níveis inferiores. Assim, concluímos que o TR poderia ser uma variável importante na seleção de atletas que teriam maiores chances de alcançar altos níveis de desempenho no badminton. Ainda, apesar de o teste utilizado não representar integralmente as ações de jogo, ele é um avanço quando comparado aos testes comumente utilizados na investigação do TR e TM em atletas e deveria ser utilizado na avaliação de atletas de outros esportes.

Palabras llave : tempo de reação; tempo de movimento; acurácia; raquete.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués