SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Prevalence and asociated risks of injury in amateur street runners from Belo Horizonte, MGElectromyographic analysis of lower limb muscles in proprioceptive exercises performed with eyes open and closed índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versión impresa ISSN 1517-8692

Resumen

SOUZA, Ricardo Martins de  y  RODACKI, André Luiz Félix. Análise da marcha no plano inclinado e declinado de adultas e idosas com diferentes volumes de atividades semanais. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.4, pp. 256-260. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000400008.

A marcha é um dos mais naturais movimentos humanos, porém com o envelhecimento, sua eficiência vai se reduzindo, principalmente durante a transposição de superfícies inclinadas, onde o risco de acidentes aumenta. OBJETIVO: Avaliar as diferenças do padrão da marcha de indivíduos idosos ativos (ATI) e sedentários (SED) em relação aos indivíduos adultos (ADU) durante a locomoção em um terreno inclinado (rampa). MÉTODOS: Quarenta e cinco indivíduos (15 ADU, 15 ATI e 15 SED) caminharam, subindo e descendo uma rampa com 10% de inclinação. A análise cinemática (Vicon MX-13) e cinética (Plataforma de Força AMTI) de variáveis relacionadas com a marcha foi realizada. RESULTADOS: Foram identificadas reduções na amplitude e potência do impulso ao redor do tornozelo dos indivíduos SED e ATI em comparação aos ADU durante a subida da rampa. Na descida, as principais diferenças entre o grupo ADU e os grupos SED e ATI foram com relação à velocidade de deslocamento, provavelmente por limitações musculares de ordem elástica, principalmente ao redor do quadril. CONCLUSÃO: Aparentemente, o nível de atividades físicas não influenciou a marcha dos SED e ATI; entretanto, uma limitação do IPAQ de conseguir classificar adequadamente diferentes níveis de atividades físicas pode ter influenciado o resultado. Futuros estudos longitudinais nos quais os indivíduos são submetidos a diferentes volumes de atividades físicas diárias são necessários para que os resultados aqui encontrados possam ser confirmados.

Palabras llave : rampa; cinemática; atividade física; cinética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués