SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Análise da marcha no plano inclinado e declinado de adultas e idosas com diferentes volumes de atividades semanaisO treinamento físico aeróbio corrige a rarefação capilar e as alterações nas proporções dos tipos de fibra muscular esquelética em ratos espontaneamente hipertensos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692

Resumo

OLIVEIRA, Daniela Cristina Silveira de et al. Análise eletromiográfica de músculos do membro inferior em exercícios proprioceptivos realizados com olhos abertos e fechados. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.4, pp. 261-266. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000400009.

INTRODUÇÃO: A propriocepção é um termo utilizado para descrever todas as informações neurais originadas nos proprioceptores das articulações, músculos, tendões, cápsulas e ligamentos, que são enviadas por meio das vias aferentes ao sistema nervoso central. A eletromiografia (EMG) é o estudo da função muscular por meio da averiguação do sinal elétrico que emana do músculo, sendo também, o estudo da atividade da unidade motora. OBJETIVO: Realizar uma análise eletromiográfica dos músculos reto femoral (RF) e tibial anterior (TA), em diferentes exercícios proprioceptivos (disco de Freeman-DIS e balancim-BAL) com os olhos abertos (OA) e fechados (OF). MÉTODOS: A análise foi realizada com 10 indivíduos do gênero masculino, fisicamente ativos, em um tempo de coleta de 10 segundos em cada aparelho tanto com olhos abertos como fechados. RESULTADOS: De acordo com nossos achados, observamos uma diferença significativa quando os exercícios proprioceptivos são realizados com olhos abertos e olhos fechados, obtendo uma ativação muscular maior, de acordo com a análise eletromiográfica, nos exercícios com olhos fechados, ressaltando a importância do sistema visual e como ele interfere na posição do corpo quando este é submetido a variações de equilíbrio causadas pelos aparelhos pesquisados. CONCLUSÃO: Concluímos que o músculo reto femoral não apresentou diferenças significativas evidentes entre os aparelhos balancim e disco de Freeman, assim como quando o exercício era realizado com os olhos abertos ou fechados. A diferença significativa ocorrida foi entre o balancim OA e OF e entre balancim OA e disco de Freeman OF. Já o músculo tibial anterior, apresentou diferenças significativas maiores, principalmente com os olhos fechados, independente do aparelho, os quais não apresentaram diferenças significativas entre eles.

Palavras-chave : propriocepção; eletromiografia; músculos da coxa e perna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês