Acessibilidade / Reportar erro

Influência do índice de massa corporal no equilíbrio e na configuração plantar em obesos adultos

Influence of body mass index in balance and foot print in obese adults

Influencia del índice de masa corporal en el equilibrio y la configuración plantar en obesos adultos

INTRODUÇÃO:

A obesidade é uma doença crônica degenerativa multifatorial que pode levar a alterações do sistema musculoesquelético, como mudança do centro de gravidade e sobrecarga mecânica sobre os membros inferiores.

OBJETIVOS:

Correlacionar o índice de massa corporal (IMC) com o equilíbrio corporal e verificar associação entre o IMC e a configuração plantar.

MÉTODOS:

Foram avaliados 30 obesos, de ambos os gêneros, com IMC maior ou igual a 30 Kg/m². Inicialmente, os voluntários foram submetidos às avaliações de medidas antropométricas a fim de calcular o valor do IMC. Em seguida, foram submetidos ao teste de equilíbrio corporal estático Balance Error Scoring System (BESS) e a plantigrafia para a identificação da impressão plantar. Por meio do método de Viladot, os voluntários foram classificados em grupos: pé plano (GPP), pé cavo (GPC) e pé neutro (GPN). A correlação entre as variáveis IMC e BESS foi calculada por meio do coeficiente de correlação linear de Pearson e associação entre o IMC e a configuração plantar foi realizada por meio da análise de variância (Anova). Para todas as análises, nível de significância considerado foi p < 0,05.

RESULTADOS:

Os valores da correlação entre o IMC e o BESS foram r = - 0,1 e p = 0,59. Os valores da associação do IMC entre GPN - GPP; GPN - GPC; GPP - GPC foram respectivamente: p = 0,76; p = 0,001; p = 0,07.

CONCLUSÃO:

O índice de massa corporal de adultos obesos não influencia o equilíbrio corporal, porém influencia na configuração plantar.

equilíbrio postural; obesidade; pé


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br