Acessibilidade / Reportar erro

Nível de desidratação após treinamento de ciclismo indoor

Dehydration level after indoor cycling training

Nivel de deshidratación después de entrenamiento de ciclismo indoor

INTRODUÇÃO:

A desidratação no ciclismo indoor é um tema pouco estudado na literatura.

OBJETIVO:

Verificar o nível de desidratação dos praticantes de ciclismo indoor após a atividade, assim como a presença de proteínas na urina.

MÉTODOS:

Foram recrutados 30 homens (25,5 ± 3,9 anos), praticantes de ciclismo indoor, que realizaram um treinamento de 50 minutos de ciclismo indoor de característica intermitente: a) 5 minutos de aquecimento sem carga e com alta velocidade; b) 40 minutos de treinamento intermitente (alternando seis ciclos intensos de 5 minutos e cinco ciclos leves de 3 minutos); c) cinco minutos de volta à calma sem carga e com regressão da velocidade. Para a verificação do estado de hidratação, foram avaliados: massa corporal, desidratação relativa e absoluta, grau de desidratação, taxa de sudorese e densidade da urina. A intensidade do treino foi verificada por meio da frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço.

RESULTADOS:

A perda de massa corporal após o treinamento foi significativa (0,523 ± 0,362 kg) e correspondeu a um percentual de desidratação de 0,69 ± 0,47%. Nenhum sujeito apresentou nível elevado de desidratação. Com relação à perda proteica na urina, 83,3% dos sujeitos apresentaram baixo nível de proteínas na urina, enquanto 16,7% apresentaram níveis moderados.

CONCLUSÃO:

A desidratação e a perda de proteínas na urina apresentaram baixos níveis após o treinamento de ciclismo indoor.

hidratação; proteinúria; sudorese


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br