SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue5Glycogen reserves in young and aged rats treated with chromium picolinateFood safety of supplements sold in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MOREIRA, Fernanda Pedrotti  and  RODRIGUES, Kelly Lameiro. Conhecimento nutricional e suplementação alimentar por praticantes de exercícios físicos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2014, vol.20, n.5, pp.370-373. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922014200500795.

INTRODUÇÃO:

O ambiente das academias favorece a disseminação de padrões estéticos estereotipados, levando muitos frequentadores a desenvolver hábitos alimentares inadequados e, muitas vezes, recorrer à utilização de suplementos alimentares. Ainda existe muita falta de informação e orientação em relação à nutrição ideal, o que pode prejudicar o desempenho desportivo.

OBJETIVO:

Avaliar o uso de suplementos alimentares, consumo alimentar e conhecimento nutricional dos praticantes de exercícios físicos da cidade de Pelotas, RS, Brasil.

MÉTODOS:

O grupo de estudo constitui-se de 60 indivíduos que responderam a um questionário e a um recordatório de 24 horas. A média de idade dos indivíduos foi 23,28 ± 3,37 anos e a grande maioria era composta por estudantes e profissionais com nível superior completo (83,3%).

RESULTADOS:

Verificou-se que 31,7% utilizavam algum tipo de suplemento alimentar, sendo em sua maioria homens (78,9%). Aminoácidos ou concentrados protéicos foram os mais consumidos. A fonte de indicação mais citada foram os instrutores e professores de Educação Física, seguida de autoindicação. A análise das dietas mostrou-se hipoglicídica, hiperprotéica e hiperlipídica. Houve relação estatística significativa entre o uso de suplementos alimentares e o consumo de proteínas acima do percentual recomendado (p=0,003). A população demonstrou moderado conhecimento quanto a conceitos básicos na área de nutrição e dificuldade em relacionar o alimento com sua fonte.

CONCLUSÃO:

Ressalta-se a necessidade de orientação nutricional, auxiliando os frequentadores de academia a atingir seus objetivos bem como o esclarecimento de dúvidas, visando melhorar o desempenho desportivo com os benefícios de uma alimentação adequada.

Keywords : macronutrientes; exercício; hábitos alimentares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )