Acessibilidade / Reportar erro

Diferentes aquecimentos no desempenho de repetições máximas na musculação

Different warm-ups on the maximum repetition performance in resistance training

Diferentes calentamientos en el desempeño de repeticiones máximas en la musculación

Introdução:

Apesar do aquecimento ser considerado essencial na prática dos esportes, pouco se conhece sobre seu efeito no treinamento de força.

Objetivo:

Avaliar o efeito de diferentes estratégias de aquecimento no desempenho neuromuscular em adultos jovens submetidos a testes de repetições máximas de membro superior e inferior.

Métodos:

Dois experimentos foram realizados separadamente. Para o primeiro experimento, 16 adultos jovens hígidos realizaram um teste de repetições máximas a 70% de 1RM no supino reto (previamente determinado). Quatro condições de aquecimento foram testadas: Controle (CON) sem aquecimento prévio, esteira (EST) 5' a 60% VO2max, resistência de força (REF) 15 repetições com 40% de 1RM e força máxima (FM) duas séries de duas repetições com 90% de 1RM. Para o segundo experimento, 14 adultos jovens hígidos, realizaram um teste de repetições máximas a 70% de 1RM no leg press unilateral (previamente determinado). Cinco condições de aquecimento foram testadas: controle (CON) sem aquecimento prévio, esteira (EST) 5' a 60% VO2max, bicicleta (BIC) 5' a 60% VO2max, resistência de força (REF) 15 repetições com 40% de 1RM e força máxima (FM) duas séries de duas repetições com 90% de 1RM. Para ambos os experimentos o número de repetições realizadas e a percepção subjetiva de esforço foram avaliadas.

Resultados:

Para o primeiro experimento o protocolo FM foi superior a todos os outros protocolos. Não foram observadas diferenças entre as outras condições. Para o segundo experimento, foi observado diferenças entre todos os protocolos, exceto CON e EST. Sendo FM>BIC>REF>EST=CON.

Conclusão:

Os resultados do presente estudo sugerem que um aquecimento de força máxima levou a uma maior produção de força para os membros superiores e inferiores. Adicionalmente, aquecimentos aeróbios e de resistência de força apresentaram melhora no desempenho de força para os membros inferiores em uma menor magnitude.

desempenho esportivo; treinamento de resistência; força


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br