SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Effects of the pilates method in isokinetic torque of knee extensors and flexors: pilot studyBarriers and facilitators for the practice of physical activity in old and physically inactive women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

ESTEVES, Andrea Maculano et al. Avaliação da qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros. Rev Bras Med Esporte [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.53-56. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922015210101980.

INTRODUÇÃO:

o esporte paralímpico brasileiro vem ganhando destaque no cenário mundial e, com isso, a avaliação de variáveis que possam influenciar positivamente no desempenho desses atletas é de suma importância para o acompanhamento durante o seu período de treinamento.

OBJETIVO:

avaliar a qualidade de vida e do sono de atletas paralímpicos brasileiros.

MÉTODOS:

foram estudados 49 atletas paralímpicos das modalidades natação (n=20) e atletismo (n=29). Os atletas responderam a questionários que avaliaram seu padrão e queixas de sono e qualidade de vida.

RESULTADOS:

a maioria dos atletas (65,30%) relatou má qualidade do sono, visto que a latência do sono neste grupo foi significativamente maior do que em atletas com boa qualidade de sono. Cinquenta por cento dos atletas relataram o desejo de fazer mudanças em seu horário de sono e 52% gostariam de aumentar o seu tempo de sono. A sonolência diurna excessiva foi observada em 53,06% dos atletas. Quanto às queixas de distúrbios do sono, foram relatados chute ou espasmos das pernas e ronco. Menores índices de qualidade de vida foram encontrados no meio ambiente em comparação com os domínios físicos, psicológicos ou sociais.

CONCLUSÕES:

os resultados sugerem que a maioria dos atletas apresentou uma má qualidade do sono e, consequentemente, um alto índice de insatisfação com o sono. Além disso, menores escores de qualidade de vida foram encontrados no domínio ambiental, que está relacionado com a segurança física, proteção e condições em casa.

Keywords : esporte; sono; qualidade de vida; atividade física; distúrbios do sono.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )