SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Prevalência de sobrepeso e obesidade infantil em instituições de ensino: públicas vs. privadasAnálise individual das concentrações da creatina quinase em jogadores de elite do futebol brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692

Resumo

AZIZI, Marco Antonio Alves. Índice tornozelo-braço nos pacientes submetidos à programa de exercício supervisionado. Rev Bras Med Esporte [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.108-111. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922015210201062.

INTRODUÇÃO:

o índice tornozelo-braço ITB é o primeiro, o mais simples e o mais importante teste não invasivo para detecção de doença arterial obstrutiva periférica DAOP.

OBJETIVO:

medir a integridade da circulação arterial dos membros inferiores. Avaliar e correlacionar o ITB com a realização do programa de exercício supervisionado PES em indivíduos que apresentaram as principais indicações para o exame, levando-se em conta o perfil de risco da população.

MÉTODO:

vinte e cinco pacientes participantes do PES com indicação de ITB, com média de idade de 66,6 anos 52-83, todos frequentando o PES há, no mínimo, seis meses. Foi medida a pressão sistólica no membro superior e a pressão sistólica nos tornozelos antes e após a realização do PES em cicloergômetro de membros inferiores ou esteira rolante. O ITB foi calculado para cada membro inferior utilizando-se o maior valor como numerador e o maior valor encontrado nas medidas braquiais como denominador.

RESULTADOS:

após a realização do exame, os resultados obtidos foram variados com aumento, diminuição e manutenção dos valores do ITB independentemente de idade, sexo e patologias presentes nos pacientes analisados.

CONCLUSÃO:

nenhum paciente obteve ITB ≤ 0,90, tanto no pré como no pós-esforço. O exercício mostrou-se benéfico para a irrigação dos membros inferiores.

Palavras-chave : índice tornozelo-braço; terapia por exercício; esforço físico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )