SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Efeito de uma sessão de treinamento de força sobre a qualidade do sono de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692

Resumo

FONTAN, Jeniffer dos Santos  e  AMADIO, Marselle Bevilacqua. O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: revisão sistemática. Rev Bras Med Esporte [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.153-157. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922015210201933.

A dieta dos atletas requer aporte energético adequado, sendo a principal fonte energética os carboidratos CHO que são encontrados livremente na corrente sanguínea ou armazenados nos músculos e no fígado. Com base na rotina de treinos e competições, ou mesmo na quantidade exacerbada de energia necessária, é comum a necessidade de suplementação de CHO, seja na forma de bebidas, géis, barras ou balas energéticas, antes, durante ou depois da atividade física. Devido à importância dos CHO foram reunidos estudos que testaram a suplementação com diferentes CHO antes do exercício para aumento da performance. Foram investigados artigos e teses cuja publicação ocorreu a partir de 2006 em bases científicas eletrônicas e banco de teses de faculdades renomadas na área. Os CHO podem ser divididos segundo a quantidade de moléculas que o compõem, as quais também são diferenciadas também por digestão, absorção, viscosidade, dulçor, índice glicêmico IG e oxidação durante a atividade. Comparando-se a taxa de oxidação, foram encontrados melhores resultados quando os CHO ingeridos são de alto teor de IG glicose e sacarose e baixo teor de IG frutose ao se realizar atividade de média a alta intensidade de longa duração. A ingestão de CHO antes do exercício mostrou-se eficiente nos nove estudos analisados, sendo que dois deles apresentaram relevância p < 0,005. Mesmo com a ingestão de CHO com diferentes IG, observou-se melhora, não sendo relatada hipoglicemia de rebote como teorizado na literatura. A suplementação de CHO com a composição e administração apropriadas mostrou-se eficiente para aumento do desempenho físico.

Palavras-chave : desempenho atlético; metabolismo dos carboidratos; suplementos dietéticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )