SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Treinamento concorrente na imunidade e aptidão física de pacientes HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692versão On-line ISSN 1806-9940

Resumo

SILVA, Andressa; VITAL, Roberto  e  MELLO, Marco Túlio de. ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ESPORTE PARALÍMPICO. Rev Bras Med Esporte [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.157-161. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220162202154214.

Cada vez mais, atletas paralímpicos têm obtido resultados expressivos em importantes competições, bem como o aparecimento de lesões musculoesqueléticas tem aumentando nesses atletas e, com isso, a ação da fisioterapia passa a ser importante e vem ganhando espaço nessa área. O objetivo do presente estudo é demonstrar as principais lesões musculoesqueléticas e a atuação do fisioterapeuta no esporte paralímpico. Observou-se que existem vários artigos publicados sobre lesões musculoesqueléticas, relacionados com a deficiência e a modalidade praticada pelo atleta. No entanto, são pouco detalhados quanto à atuação do fisioterapeuta e quais seriam as possíveis contribuições desse profissional na avaliação, no monitoramento, na intervenção e na prevenção das lesões em atletas paralímpicos. Pode-se concluir que o fisioterapeuta é um profissional de extrema relevância para a reabilitação de lesões. Contudo, as informações sobre sua atuação no esporte paralímpico ainda são restritas no que se refere às áreas nas quais pode atuar e auxiliar o atleta paralímpico.

Palavras-chave : modalidades de fisioterapia; esportes; traumatismos em atletas; esportes para pessoas com deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )