Acessibilidade / Reportar erro

QUESTIONÁRIO DE PRONTIDÃO PARA O ESPORTE COM FOCO NAS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS

SPORT READINESS QUESTIONNAIRE FOCUSED ON MUSCULOSKELETAL INJURIES

CUESTIONARIO DE PRONTITUD PARA EL DEPORTE CENTRADO EN LESIONES MUSCULOESQUELÉTICAS

RESUMO

Introdução:

As lesões esportivas são desordens que têm grande impacto no desempenho do atleta.

Objetivo:

Desenvolver e validar um questionário de pré-participação em esportes que identifique atletas com fatores de risco ou probabilidade de lesão musculoesquelética, a fim de selecioná-los para avaliação médica especializada.

Métodos:

Utilizou-se a técnica Delphi, que consiste em reunir informações e chegar a um consenso de especialistas sobre um tema não encontrado na literatura pertinente. A versão inicial do questionário de prontidão para o esporte com foco nas lesões musculoesqueléticas (MIR-Q) foi embasada na experiência do pesquisador nas áreas de ortopedia/traumatologia esportiva e medicina do exercício e do esporte (MEE) e amparada por referenciais teóricos.

Resultados:

Na fase piloto realizou-se a análise de conteúdo do MIR-Q com avaliação de nove especialistas em MEE. Das sete questões iniciais, houve a retirada da questão cinco. Na primeira rodada da técnica Delphi, 25 especialistas avaliaram as seis questões do MIR-Q. As rodadas de avaliação foram programadas para repetição, caso não se alcançasse o mínimo de concordância de 75% entre as respostas da maioria dos especialistas (mais de 50%) para cada questão, utilizando-se uma escala tipo Likert, com variação de 1 a 5. Na rodada um, três questões foram modificadas, e obteve-se consenso (concordância de 80% a 100%), índice que variou de 75% a 87,5% quanto à reprodutibilidade. A medida da consistência interna do MIR-Q (alfa de Cronbach) foi satisfatória tanto na primeira rodada (0,70) quanto na reprodutibilidade (0,88).

Conclusão:

Considera-se que o MIR-Q é um instrumento simples e válido, do ponto de vista da validade do conteúdo, para triagem de atletas com possíveis lesões musculoesqueléticas e encaminhamento ao médico especialista.

Descritores:
inquéritos e questionários; traumatismos em atletas; sistema musculoesquelético; especialização; consenso

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br