SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Efeitos dos anabolizantes sobre a densidade de neurônios dos núcleos da baseÍndice de adiposidade visceral como preditor de risco cardiometabólico em crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692versão On-line ISSN 1806-9940

Resumo

CAMARA, Juliana Tanise Costa; FERREIRA, Amanda Maria de Jesus  e  FAYH, Ana Paula Trussardi. Hidratação com maltodextrina vs. bebida regional: efeitos no desempenho de jogadores de futebol. Rev Bras Med Esporte [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.217-221. ISSN 1806-9940.  https://doi.org/10.1590/1517-869220172303159061.

Introdução:

Sabe-se que ingestão de bebidas que contêm carboidrato pode aprimorar o desempenho esportivo. No entanto, muitos times não têm recursos financeiros suficientes para investir em produtos comerciais e precisam preparar suas próprias bebidas de hidratação. Jacuba é usada como bebida esportiva (fonte de carboidrato) em clubes de futebol no Nordeste do Brasil.

Objetivo:

Avaliar a influência de duas bebidas com carboidrato sobre glicose sanguínea, desidratação e fadiga em um time de futebol do Nordeste do Brasil.

Métodos:

Foram avaliados 22 jogadores de futebol em dois dias de treinamento físico, com ingestão de água à vontade e duas bebidas: 1) bebida à base de maltodextrina, ou 2) Jacuba. A glicemia capilar foi medida antes e depois do exercício. A fadiga foi avaliada usando a Escala de Borg após o exercício. Para verificar a desidratação dos atletas no final do treino, realizou-se o teste de urinálise e a verificação da alteração da massa corporal durante o treinamento.

Resultados:

A glicose sanguínea mudou para 13,1±29,5 mg/dl e 7,6±22,2 mg/dl nos dias de treinamento com o consumo de maltodextrina e Jacuba, respectivamente, sem significância estatística. Não houve mudanças na massa corporal e no consumo de água e de líquidos totais nos dois dias de treinamento. A pontuação da Escala de Borg após o treinamento foi 15,2±2,6 e 14,9±3,0 para maltodextrina e Jacuba, respectivamente (p = 0,12).

Conclusão:

A Jacuba pode ser usada para melhorar a hidratação e manter a glicose sanguínea em atletas de futebol, porque seus resultados não diferem da bebida com maltodextrina.

Palavras-chave : futebol; carboidratos; glicemia; fadiga; desidratação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )