SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO RESISTIDO DINÂMICO NÃO INDUZ HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO EM RATAS SHRCONSUMO DE PROTEÍNA DO SORO DO LEITE ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PORTO ALEGRE, RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692versão On-line ISSN 1806-9940

Resumo

MARTINS, Jéssica Abatti et al. EFEITOS DO EXERCÍCIO SOBRE A APTIDÃO FÍSICA E AS VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS EM EX-USUÁRIOS DE CRACK. Rev Bras Med Esporte [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.284-289. ISSN 1517-8692.  https://doi.org/10.1590/1517-869220172304173106.

Introdução:

O consumo mundial de cocaína em suas diversas formas está aumentando; os usuários de cocaína ultrapassaram 17 milhões no mundo. No Brasil, esses dados também são alarmantes. Uma pesquisa realizada em 2010 descobriu que o país tem mais de 900.000 usuários crack.

Objetivo:

Avaliar os efeitos do exercício em variáveis antropométricas e componentes de aptidão física em ex-usuários de crack.

Métodos:

Estudo randomizado e controlado com 20 homens, divididos em grupo exercício (n = 10) e grupo controle (n = 10), internados em clínica de desintoxicação. Foram avaliados os componentes da aptidão física relacionados à saúde (resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, força/resistência muscular e composição corporal) antes e depois do programa de treinamento físico.

Resultados:

O exercício contribuiu para a manutenção de variáveis antropométricas, enquanto o grupo controle teve aumento da gordura corporal total e da gordura visceral. Com relação à aptidão física, o treinamento de resistência contribuiu para o aumento da maioria das variáveis estudadas, particularmente força e capacidade cardiorrespiratória. Por outro lado, o VO2max e a força dos sujeitos sedentários foram diminuídos (P < 0,05).

Conclusão:

O exercício mostrou efeitos benéficos nos componentes da aptidão física e na manutenção da composição corporal.

Palavras-chave : cocaína crack; exercício; aptidão física; antropometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )