SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM TRABALHADORES RURAISRELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA E RISCO CARDIOVASCULAR: ESTUDO EM MUZAMBINHO, MINAS GERAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692versão On-line ISSN 1806-9940

Resumo

NEDELCUT, Sebastian; LEUCUTA, Daniel-Corneliu  e  DUMITRASCU, Dan Lucian. SOBREPOSIÇÃO DE DISTÚRBIOS ESOFÁGICOS FUNCIONAIS E SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL EM MÚSICOS E ESPORTISTAS. Rev Bras Med Esporte [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.69-72. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220182401169835.

Introdução:

Os distúrbios gastrintestinais funcionais (DGIF) são os mais comuns na população em geral. Esses distúrbios podem se sobrepor, diminuindo a qualidade de vida.

Objetivo:

Analisamos a prevalência dos distúrbios funcionais esofágicos (DFE) e da síndrome do intestino irritável (SII), sua sobreposição e os fatores associados em músicos e esportistas.

Métodos:

Realizou-se um estudo transversal por meio de questionários sobre DGIF e fatores associados, administrados a quatro grupos: instrumentistas, cantores, esportistas e um grupo controle de voluntários saudáveis.

Resultados:

Dos 161 indivíduos, 62 (38,51%) tinham só DFE, 76 (47,2%) tinham só SII e 23 (14,29%) tinham sobreposição de DFE e SII. Os indivíduos com sobreposição de DFE e SII tinham sintomas mais intensos de SII, especialmente fezes duras e encaroçadas e constipação em comparação com os que tinham só SII. O subtipo SII foi mais frequente no grupo de sobreposição, enquanto o tipo SII indefinido foi menos frequente. Quanto ao DFE, verificamos que os indivíduos com sobreposição DFE-SII tinham mais sintomas de azia funcional e menos de disfagia funcional. Houve maior risco de sobreposição em instrumentistas e fumantes.

Conclusões:

DFE e SII são frequentes em músicos e esportistas. Os indivíduos com sobreposição de DFE e SII apresentaram sintomas mais frequentes e mais severos. Os instrumentistas e os fumantes têm maior risco de sobreposição. Nível de Evidência IV; Série de casos.

Palavras-chave : Doenças do esôfago; Síndrome do intestino irritável; Comorbidade; Música; Desempenho atlético.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )