SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3RELIABILITY OF JUDGE'S EVALUATION OF THE SYNCHRONIZED SWIMMING TECHNICAL ELEMENTS BY VIDEO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692On-line version ISSN 1806-9940

Abstract

ANDRADE, Rodrigo Maciel et al. INTERPRETAÇÃO DA FORÇA PROPULSORA NO NADO ESTACIONÁRIO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO COMPONENTE PRINCIPAL. Rev Bras Med Esporte [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.178-181. ISSN 1517-8692.  https://doi.org/10.1590/1517-869220182403175155.

Introdução:

A força propulsora na natação, representada através do impulso, está relacionada ao desempenho. Entretanto, já que diferentes parâmetros biomecânicos contribuem para a geração do impulso, os treinadores têm uma difícil tarefa ao buscarem a melhora do desempenho.

Objetivos:

Identificar os principais componentes envolvidos na geração do impulso na braçada do nado crawl.

Métodos:

Catorze nadadores foram submetidos ao teste de nado estacionário, totalmente all-out, com duração de 10 segundos. Os parâmetros de força mínima, força máxima, força média, tempo para força máxima, taxa de desenvolvimento da força e a duração da braçada foram obtidos a partir da curva força-tempo e, depois, foi realizada uma análise do componente principal.

Resultados:

A análise do componente principal revelou que o componente 1, predominantemente cinético, era composto pelos parâmetros de força máxima, força média e taxa de desenvolvimento da força e contava com 49,25% da variação total do impulso, enquanto que o componente 2, predominantemente temporal, composto pelos parâmetros de força mínima, duração da braçada e tempo para força máxima, representava 26,43%.

Conclusão:

Os parâmetros cinéticos (força máxima, força média e taxa de desenvolvimento de força) estão mais associados ao aumento do impulso e, hipoteticamente, ao desempenho no nado não estacionário. Nível de Evidência II; Estudos diagnósticos - Investigação de um exame para diagnóstico.

Keywords : Natação; Mecânica; Biofísica; Análise multivariada.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )