SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3FACTOR ANALYSIS OF THE MINNESOTA LEISURE TIME ACTIVITIES QUESTIONNAIRE - BRAZILIAN PORTUGUESEMODERATE INTENSITY IS A BETTER STIMULUS TO INDUCE QUADRIPECS FEMORIS POWER IN ELDERLY ADULTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692On-line version ISSN 1806-9940

Abstract

MEIRA JR., Cassio de Miranda et al. DIFERENÇAS DE EXTROVERSÃO/INTROVERSÃO E IDADE NA TROCA VELOCIDADE-PRECISÃO. Rev Bras Med Esporte [online]. 2018, vol.24, n.3, pp.225-229. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220182403172690.

Introdução:

Diferenças de extroversão/introversão e idade podem influenciar na troca velocidade-precisão.

Objetivo:

A troca velocidade-precisão foi investigada em garotas, jovens adultas e idosas extrovertidas e introvertidas.

Método:

As participantes realizaram uma versão alternativa da tarefa de Fitts, a qual consistia em clicar alternadamente com a mão dominante no mouse, o mais rápido possível, em dois alvos retangulares na tela do computador, a fim de fazer doze tentativas em seis níveis aleatórios de dificuldade (doze combinações de larguras e distâncias entre os alvos). Cada um dos três grupos era composto por 16 introvertidas e 16 extrovertidas, com base nas versões brasileiras do questionário de Eysenck.

Resultados:

As idosas introvertidas acertaram menos o alvo com mais frequência e cometeram mais erros gerais em comparação às idosas extrovertidas. Ainda, as idosas acertaram menos o alvo com mais frequência e cometeram mais erros gerais, além de demorarem mais tempo para concluírem as tarefas com níveis maiores de dificuldade quando comparadas com as jovens adultas.

Conclusão:

Os achados foram interpretados com base nas teorias criadas para explicarem os principais processos sobre as diferenças relacionadas à extroversão/introversão e à idade. Nível de Evidência II; Estudo prospectivo de menor qualidade.

Keywords : Introversão/psicologia; Personalidade; Individualidade; Habilidade motora.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )