SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número6ALCANCE E PREENSÃO PALMAR EM TETRAPLÉGICOS COM ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULARAVALIAÇÃO DO EFEITO DA BANDAGEM ELÁSTICA NO TORNOZELO DE JOGADORES DE BASQUETE COM E SEM INSTABILIDADE CRÔNICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692versão On-line ISSN 1806-9940

Resumo

STRASSE, Wally auf der; OLIVEIRA, Karen Regina Galvão de; BERALDO, Lucas Menghin  e  STADNIK, Adriana Maria Wan. ANÁLISE POR SIMETROGRAFIA E ELETROMIOGRAFIA NA AVALIAÇÃO DE TRATAMENTO DA ESCOLIOSE. Rev Bras Med Esporte [online]. 2018, vol.24, n.6, pp.455-459. ISSN 1517-8692.  https://doi.org/10.1590/1517-869220182406168696.

Introdução:

A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral, caracterizada por um desvio lateral que afeta a postura corporal. O método Pilates (MP) promove alterações na biomecânica e no padrão de ativação neuromuscular.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi analisar a eletromiografia (EMG) e a simetrografia (SMTG) aplicadas na avaliação dos efeitos neuromusculares e posturais sobre a escoliose toracolombar destro-convexa (ETLDC), após aplicação de um protocolo terapêutico do MP.

Métodos:

Trata-se de um estudo exploratório com cinco adolescentes de ambos os sexos, com média de idade de 14,4 anos. Os pesquisados foram submetidos a avaliações de assimetria postural por meio da SMTG e avaliação neuromuscular por meio da EMG de superfície dos músculos trapézio (TRAP), eretores da espinha (ERE), oblíquos (OBLI) e reto do abdome (RA). Os sinais eletromiográficos foram processados nos domínios temporal (EMGAmp) e espectral (EMGFmed). O protocolo terapêutico foi constituído por 24 sessões do MP de solo, aplicado duas vezes por semana, com duração de 45 minutos.

Resultados:

Houve melhora da escoliose e dos ombros assimétricos em um indivíduo (20%) e em três outros com assimetria de quadril; houve melhora em um indivíduo, (33,33%), de acordo com a SMTG. As medidas da EMGAmp demonstraram diferença significativa entre antes e depois (p≈0) e entre os músculos (p≈0). As medidas da EMGFmed demonstraram que houve diferença apenas entre antes e depois (p≈0). Verificou-se que os músculos de maior destaque para EMGAmp foram TRAP e ERE, ressaltando que houve um aumento na média de EMGAmp para ERE. O comportamento da musculatura para as medidas em EMGFmed demonstrou aumento médio superior para os músculos RA e OBLI.

Conclusão:

Conclui-se que as tecnologias da EMG e a SMTG são importantes exames no acompanhamento do quadro evolutivo da escoliose e nas decisões de tratamento. Nível de Evidência III; Estudos Diagnósticos - Investigação de testes diagnósticos.

Palavras-chave : Método Pilates; Escoliose; Eletromiografia; Postura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )