SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702

Resumo

ROCHEX, Jean-Yves. A noção de relação com o saber: convergências e debates teóricos. Educ. Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.3, pp. 637-650. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000300014.

Nos últimos 20 anos, a noção de relação com o saber difundiu-se e foi usada amplamente, tanto na esfera da pesquisa em educação quanto nas da formação de docentes e de profissionais do sistema educacional ou do debate social relativo à escola. O êxito teórico e institucional, e até mesmo mediático, do sintagma relação com o saber indica, creio eu, convergências reais que, no entanto, não devem minimizar as questões e os debates teóricos e sociais por ele suscitados. Refletindo sobre os debates suscitados pelo uso, em perspectivas e quadros teóricos distintos, por diferentes pesquisadores e coletivos de pesquisa, de noções semelhantes (de relação com o saber, mas também de experiência escolar, por exemplo), o objetivo deste artigo é tentar esclarecer os desafios teóricos, empíricos e sociais desses debates e neles haurir novos recursos para pensar e agir.

Palavras-chave : Relação com o saber; Fracasso e desigualdades escolares; Sociologia da educação; Teoria do sujeito; Teoria da atividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português