SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1The perverse dualism of the Brazilian public school: school of knowledge for the rich, school of social care for the poorThe intercultural curriculum discourse in the education of youngsters and adults and the production of subjectivities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

MELO, Alessandro de. A educação básica na proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos anos 2000. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 29-46.  Epub Oct 21, 2011. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011005000003.

O presente artigo, fruto de uma tese de doutorado, tem como propósito apresentar e discutir criticamente a proposta de educação básica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da descrição e da análise de alguns documentos da entidade expostos publicamente ao longo dos anos 2000. O projeto de educação básica dos empresários brasileiros contempla a necessidade dessa classe de competir no mercado globalizado e em crise, vinculando o aumento do nível de escolaridade ao aumento da produtividade e da inovação necessárias para sua consecução. As bases de tal projeto educativo são a retomada da teoria do capital humano, a empregabilidade e o empreendedorismo. Em termos de projeto social, os empresários remetem-se a um pacto social, ou seja, pretendem generalizar uma concepção de mundo em que não caberia o conflito entre capital e trabalho, mas sim a adaptação dos trabalhadores à sociedade de classes. Nessa concepção, a ênfase recai sobre um projeto educativo que visa à responsabilização dos indivíduos por suas próprias carreiras; assim, a inserção ou exclusão social não é vista como resultante da estrutura macrossocial, mas do esforço individual empreendido, ou seja, da capacidade de o trabalhador ser organicamente produtivo para o capital.

Keywords : Educação básica; Confederação Nacional da Indústria; Empreendedorismo; Capital humano; Empresariado e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese