SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Between trajectories, sources and subjects: research in education and the use of oral historyResearch on education: social movements and epistemological reconstruction in a context of coloniality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

OLLAIK, Leila Giandoni  and  ZILLER, Henrique Moraes. Concepções de validade em pesquisas qualitativas. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp. 229-242.  Epub Feb 09, 2012. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000002.

Este ensaio tem como objetivo expor as distintas concepções existentes sobre validade e as várias formas de aferi-la, discutindo tais questões no âmbito da pesquisa qualitativa. Como metodologia, utilizou-se a análise comparativa. Foi possível perceber que as concepções de validade podem ser agrupadas em três grandes blocos: concepções relacionadas à fase de formulação da pesquisa (validade prévia), concepções relacionadas à fase de desenvolvimento da pesquisa (validade interna) e concepções relacionadas à fase de resultados da pesquisa (validade externa). Pôde-se notar, em cada uma das fases, a presença tanto de autores com visão conceitual quantitativa, quanto de autores de perspectiva qualitativa, embora os enfoques sejam diferenciados. As concepções de validade próximas às origens positivistas preocupam-se mais com a validade na formulação e nos resultados, enquanto as concepções de validade mais interpretativistas dão maior ênfase ao desenvolvimento da pesquisa, sem desconsiderar, porém, preocupações com a formulação e com os resultados. Conclui-se que um pesquisador qualitativo pode e deve preocupar-se com a validade nas três fases da pesquisa: formulação, desenvolvimento e resultados. A validade em pesquisas qualitativas parece, assim, ser mais ampla e pormenorizada, embora menos mensurável quantitativamente.

Keywords : Pesquisa qualitativa; Validade; Confiabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese