SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4The teacher-pedagogical coordinator in São Paulo state schools: from the pedagogical articulation to the management of educational reformsPublic policies, youth and social inequalities: a discussion about ProJovem Urbano in the city of Belo Horizonte (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Educação e Pesquisa

Print version ISSN 1517-9702

Abstract

VELOSO, Luísa; CRAVEIRO, Daniela  and  RUFINO, Isabel. Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.4, pp. 815-832.  Epub Mar 08, 2012. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000009.

O presente texto discute as modalidades de participação da comunidade educativa na gestão escolar, examinando essa dimensão já há muito tempo presente na agenda política portuguesa. Centra-se na análise da dimensão organizacional de 297 escolas portuguesas, tendo como base informações contempladas nos relatórios da avaliação externa nos anos lectivos 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009. O corpus analisado permitiu atender a dois eixos centrais dos processos de participação: a modalidade de integração da comunidade envolvente na vida escolar e os processos e limitações inerentes à participação de dois grupos de actores - os encarregados de educação e os alunos. Apesar de as imagens organizacionais das escolas presentes nos relatórios de avaliação externa serem semelhantes entre si, são significativos os aspectos diferenciadores. Os processos de participação não se mostram consolidados da mesma forma nas diferentes organizações escolares e nos respectivos territórios, mas assiste-se à crescente importância da presença dos vários agentes nas tarefas de gestão escolar. Esse envolvimento implica um conhecimento que se requer cada vez mais aprofundado sobre os processos de construção das aprendizagens culturais que atravessam as escolas. Detecta-se a presença de diferentes agentes nas escolas estudadas, o que acompanha uma mudança na concepção de comunidade educativa, a qual abarca alunos, professores, encarregados de educação e a comunidade envolvente em que as escolas se inserem.

Keywords : Organização escolar; Comunidade educativa; Participação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese