SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Hitting does not educate!coercive parental education practices and their repercussions in the school context índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Educação e Pesquisa

versión impresa ISSN 1517-9702

Resumen

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; CALSAVARA, Tatiana  y  MARTINS, Ana Paula. O ensino libertário e a relação entre trabalho e educação: algumas reflexões. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.4, pp. 997-1012.  Epub 19-Jun-2012. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000011.

Um dos principais desafios nos estudos a respeito da pedagogia escolar anarquista consiste, precisamente, em apreender os conteúdos de ensino. Com essa preocupação, este texto tem triplo objetivo: analisar a proposta educativa da instituição a cargo do professor libertário João Penteado, em São Paulo, nas primeiras décadas do século XX; indicar aspectos considerados relevantes relacionados à concepção de educação integral e à forma como o trabalho está presente na organização do ensino; e, por fim, apresentar alguns apontamentos de pesquisa que possam contribuir para sua continuidade e seu aprofundamento. Optou-se por abarcar período relativo a dois momentos de existência da escola dirigida por João Penteado - a Escola Moderna Nº 1 (1912-1919) e a Escola Nova (1920-1923). Entende-se que a cronologia definida consegue abranger a pluralidade de práticas escolares necessárias aos propósitos da análise. A documentação utilizada limita-se basicamente a jornais e demais fontes produzidas e/ou acumuladas nos diferentes períodos de existência da(s) escola(s), em particular, os jornais Boletim da Escola Moderna, Boletim da Escola Nova, Boletim da Academia Saldanha Marinho, O Início, O Iris. No estudo do primeiro período, que coincide com o da Escola Moderna, são também utilizadas notícias publicadas por alguns jornais da imprensa operária e anarquista, como A Lanterna, A Vida e O Amigo do Povo, entre outros.

Palabras llave : Movimento anarquista; Ensino libertário; Educação integral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués