SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1"Paciência", capitalismo, socialismo e desenvolvimento local endógeno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações (Campo Grande)

versão impressa ISSN 1518-7012

Resumo

MACIEL, Josemar de Campos. Exame de ressonância sobre "paciência" e desenvolvimento local endógeno em subsolo teológico. Interações (Campo Grande) [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 99-108. ISSN 1518-7012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122008000100010.

Este texto relaciona o conceito de "paciência" com aspectos do Desenvolvimento Local Endógeno, ressaltando atenção ao mundo metafórico oriundo da linguagem teológica, uma das primeiras articuladoras históricas do imaginário do desenvolvimento. A tese proposta é a do Agente de Desenvolvimento Local como mediador entre os tempos da comunidade (dimensão coletiva) e do indivíduo (dimensão particular). Essa idéia é precedida de um enunciado sobre tensão entre a teoria social e a dimensão teológica da cultura, seguido de dois exemplos da tarefa do Agente de Desenvolvimento Local: a noção de diagnóstico e a de pecado.

Palavras-chave : Teoria do Desenvolvimento Local; Desenvolvimento Local Endógeno; Paciência Histórica.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português