SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A formação de gestores para o desenvolvimento rural no MéxicoUma leitura sobre o sentido do desenvolvimento sob a ótica da análise de discurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Interações (Campo Grande)

versão impressa ISSN 1518-7012

Resumo

CARVALHO, Simone Pereira de  e  MARIN, Joel Orlando Bevilaqua. Problemas ambientais desencadeados pelo Plano Nacional de Agroenergia: o caso de Itapuranga, Goiás. Interações (Campo Grande) [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 235-247. ISSN 1518-7012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122011000200010.

O artigo analisa as contradições entre os discursos oficias que legitimam a política nacional agroenergética e os problemas ambientais desencadeados pela expansão da monocultura canavieira em territórios de agricultura familiar. O estudo de caso foi realizado no município goiano de Itapuranga, combinando pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas. Conclui-se que a política agroenergética agravou os problemas ambientais em Itapuranga e provocou alterações nas relações sociedade e natureza.

Palavras-chave : Políticas agroenergéticas; Agricultura familiar; Meio ambiente.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português