SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The multiple functions of the parties at the geographic spaceOrganizational studies and sustainable development: towards a theoretical and conceptual coherence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações (Campo Grande)

Print version ISSN 1518-7012

Abstract

FUINI, Lucas Labigalini. Compreendendo a governança territorial e suas possibilidades: Arranjos Produtivos Locais (APL) e circuitos turísticos. Interações (Campo Grande) [online]. 2012, vol.13, n.1, pp. 93-104. ISSN 1518-7012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122012000100009.

Este artigo reúne noções, teorias e dados buscando compreender como se articulam as novas formas de governança do território, através das estratégias institucionais e organizacionais dos atores locais para mobilização dos ativos territoriais específicos, em projetos de desenvolvimento local. Este estudo propõe uma base teórica aplicada para estudos que buscam compreender como se expressam as organizações e as instituições, seus atores e agentes nos ambientes da estrutura de governança territorial, tendo em vista os vários contextos sócio-espaciais e territoriais em curso no Brasil. Desse modo, os Arranjos Produtivos Locais (APL) e os Circuitos Turísticos aparecem como estratégias inovadoras de governança territorial dado o caráter próprio de configuração da relação entre Estado, iniciativa privada e outras instituições sociais.

Keywords : Governança territorial; Arranjos produtivos locais; Circuitos turísticos.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese