SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Quilombolas group and medicinal forest resources in southern Bahia, BrazilProjects of rural and forest development in pluricultural contexts. Native communities in the jurisdiction of "Corporación Interestadual Pulmarí", Province of Neuquén, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações (Campo Grande)

Print version ISSN 1518-7012

Abstract

CONTINI, Adriana Zanirato; CASTILHO, Maria Augusta de  and  COSTA, Reginaldo Brito da. A erva-mate e os Kaiowá e Guarani: da abordagem etnobotânica à promoção do desenvolvimento local. Interações (Campo Grande) [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 161-168. ISSN 1518-7012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122012000200003.

O presente estudo objetivou estabelecer uma relação histórico-cultural entre os Kaiowá e Guarani e a erva-mate nativa, com alternativas para a promoção do desenvolvimento local. O texto trata de entender os reflexos das relações de uso do gênero Ilex pelas comunidades indígenas e colonizadoras, com a exploração econômica do material vegetal e o fortalecimento do conhecimento tradicional. Ao longo do trabalho, buscou-se reunir informações que esclarecessem o papel da erva-mate na história regional, enfatizando a adequação dos papéis dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento onde hoje é o Estado de Mato Grosso do Sul, com destaque para a participação dos jesuítas, os Kaiowá e Guarani e os reflexos socioambientais decorrentes da colonização, bem como a importância de políticas que fortaleçam o cultivo da espécie em áreas de ocorrência natural.

Keywords : Ilex paraguariensis; Povos indígenas; Saberes tradicionais.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese