SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The native tea plant (paraguayan tea) and the Kaiowá and Guarani: from an ethnobotanic approach to the promotion of local developmentGeneration of agriculture energy information through of geotechnologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações (Campo Grande)

Print version ISSN 1518-7012

Abstract

STECHER, Gabriel  and  VALVERDE, Sebastián. Os projetos de desenvolvimento rural e florestal em contexto de pluriculturalidade. As comunidades indígenas na jurisdição da "Corporación Interestadual Pulmarí", Província de Neuquén, Argentina. Interações (Campo Grande) [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 169-180. ISSN 1518-7012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122012000200004.

O objetivo deste artigo é analisar os efeitos das políticas sociais e dos projetos de desenvolvimento rural, particularmente aqueles que incorporam a atividade florestal comercial, em comunidades do povo indígena Mapuche, no sul da Argentina (Província de Neuquén). A região analisada é sumamente especial, já que esse território é administrado sob a jurisdição da "Corporación Interestadual Pulmarí", um órgão conformado por terras do Estado Federal e da Província, onde convergem os povos originários, produtores de gado e concessionários particulares, conformando um contexto de muita diversidade e conflitividade.

Keywords : Projetos de desenvolvimento rural; Atividade florestal; Povo indígena Mapuche.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · pdf in Spanish