SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Integrated and sustainable local development: a methodology for policies and programs designed to overcome povertyProjects for young professionals university students residing in rural areas: a case study of the youth of the city of Meleiro, SC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Interações (Campo Grande)

Print version ISSN 1518-7012

Abstract

VASCONCELLOS, Mário  and  VASCONCELLOS, Ana Maria. Movimento social, mudanças na política pública e construção de parcerias para o desenvolvimento local. Interações (Campo Grande) [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 243-258. ISSN 1518-7012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122012000200011.

O artigo discute a influência do movimento social rural sobre as mudanças na política de apoio ao pequeno produtor rural e para a criação de parcerias entre o Governo e as Organizações Locais para o desenvolvimento local na Amazônia, em particular no estado do Pará. O objetivo do artigo é examinar a parceria como um resultado de um processo interativo entre as mudanças nas políticas públicas e as demandas dos movimentos sociais. O artigo mostra que embora os movimentos sociais façam parte de uma relação conflituosa entre o Estado e a sociedade civil, tais movimentos no estado do Pará foram uma pré-condição para mudanças na política pública, estrutura de financiamento e prioridades das agencias regionais que resultaram em proposições para cooperação entre o Governo e as Organizações Locais em nível municipal.

Keywords : Movimento Social; Parceria; Desenvolvimento Local.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English     · pdf in English