Acessibilidade / Reportar erro

Gênero e educação em contextos indígenas na Amazônia: as relações que constituem a produção identitária das mulheres professoras Arara-Karo do Estado de Rondônia

Gender and education in indigenous contexts in the Amazon: the relationships that constitute the identity production of women Arara-Karo teachers in the state of Rondônia

Genre et l'éducation dans des contextes autochtones de l'Amazonie: les relations qui constituent la production des enseignantes Arara-Karo d'identité dans l'État de Rondônia

Género y educación en contextos indígenas en el Amazonas: las relaciones que constituyen la producción de la identidad de maestras Arara-Karo en el estado de Rondônia

Resumo:

Trata-se de reflexões sobre as relações de gênero presente na etnia Arara-Karo do Estado de Rondônia, onde buscamos abordar as questões de identidades/diferença na perspectiva dos estudos de prefixo pós (Pós-Estruturalista; Pós-Moderno; Estudos de Gênero; Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais). São reflexões que têm o objetivo de tensionar as questões culturais produzidas no âmbito das sociedades indígenas, muitas vezes dadas como "naturais", mas que podem ser ressignificadas no contexto cultural.

Palavras-chave:
gênero; sociedades indígenas; identidades/diferenças

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br