Acessibilidade / Reportar erro

A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor* * Este artigo é uma versão revista e ampliada do trabalho "A educação intercultural no âmbito da escola", apresentado no VI Povos Indígenas e Sustentabilidade - Saberes indígenas e a contemporaneidade / I Seminário do Observatório da Educação - Educação Escolar Indígena (OBEDUC/CAPES/UCDB), na Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, MS, 2015.

The intercultural education and the challenges for school and teacher

L'éducation interculturel et les défis pour l'école et l'enseignant

La educación intercultural y los desafíos para la escuela y el maestro

Resumo:

O artigo discute os desafios enfrentados pelos professores frente às diferenças culturais que permeiam a escola contemporânea. Realizado a partir de uma revisão bibliográfica, traz as principais dificuldades para a escola e para o professor quando se busca uma educação pautada em princípios de igualdade e respeito pelo diferente, que caminhe na perspectiva do diálogo e que considere o 'outro' relevante.

Palavras-chave:
educação intercultural; escola contemporânea; professores

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br