Acessibilidade / Reportar erro

Apostila de treinamento na extensão rural: espaço de tensão entre o discurso da aplicação da ciência e o da experiência prática no campo

Manuel d'apprentissage dans l'accroissement rural: espace de tension entre le discours de la mise en pratique de la science et celui de l'expérience dans les champs

Apostilla de entrenamiento en la extensión rural: espacio de tensión entre el discurso de la aplicación de la ciencia y el de la experiencia práctica en el campo

Collected course readings in rural extension: a space of tension between the discourse of applied sciences and the empirical rural experience

O objetivo deste trabalho é analisar o jogo entre a produção e a aplicação de saber em um corpus composto por apostilas de treinamento utilizadas em cursos de Extensão Rural sobre armazenamento de grãos. Partimos da seguinte questão central: como um saber do campo científico é deslocado para o campo da utilização (pedagógico)? Metodologicamente, tomamos esses campos como dois planos que comportam modos distintos de produção de enunciados, de acordo com o que Foucault (1969, 1963) desenvolve a respeito das modalidades enunciativas. Acreditamos que se configura uma tensão no plano pedagógico (plano do dizer) entre os conhecimentos científicos praticados fora do domínio da ciência (na Extensão Rural) e os conhecimentos ditos "tradicionais" em armazenamento de grãos. Os resultados apontam que o instrumento apostila de treinamento funciona como outra modalidade de enunciação do saber científico que apaga a tensão entre os modos de produção de saber científico e "tradicional".

Modalidade enunciativa; circulação de saber; discurso; apostila


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br