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Estruturas potenciais de gêneros na análise textual e no ensino de línguas

Texto y género: perspectivas sistémico-funcionales para el análisis de géneros y para la enseñanza de lenguas

Text and genre: systemic functional perspectives for genre analysis and language teaching

Texte et genre: perspectives systémico-fonctionnelles pour l'analyse de genres et pour l'enseignement de langues

RESUMO A partir (i) do conceito de Gênero de Hasan (1989), com sua composição em estágios obrigatórios, opcionais e recursivos, (ii) do conceito de Registro de Halliday (1989), com suas variáveis de campo, relações e modo, e (iii) da inter-relação gênero/registro em níveis contextuais de cultura e de situação, são aqui analisados textos de vídeos institucionais com o objetivo de evidenciar que o estudo da configuração contextual (HASAN, 1989) e dos estágios que compõem os textos fornece pistas para a compreensão de aspectos da organização textual e dos gêneros aos quais os textos pertencem. Argumenta-se, ainda, que os elementos da configuração contextual podem ser utilizados no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e de língua materna a partir da adoção de gêneros do discurso como objeto de ensino-aprendizagem.

Gênero discursivo; texto; gramática sistêmico-funcional; ensino de línguas


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