Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa na web e produção textual: reflexões sobre o ensino do gênero dissertativo na escola

Recherche sur web et production textuellle: réflexions sur l'enseignement de genre dissertatif à l'école

Pesquisa en la Web y producción textual: reflexiones sobre la enseñanza del género disertativo en la escuela

Research on the web and text production: reflexions on the teaching of argumentative types of text at school

Este ensaio discute o uso da Internet nas práticas de ensino de língua materna. Inicialmente, o texto ressalta a distância existente entre as práticas letradas escolares e os usos cotidianos da escrita, a qual foi agravada pela presença das TICs em um conjunto de práticas sociais. A seguir, o texto relata os resultados de duas investigações empíricas. A primeira busca investigar como alunos de uma escola particular do ensino médio estão incorporando a Internet em seu cotidiano dentro e fora da escola. O segundo estudo, centrado em uma tarefa de produção de um texto dissertativo, buscou entender como a pesquisa on-line pode favorecer a construção desse tipo específico de gênero textual. Os resultados indicam que o uso da Internet na sala de aula pode ser produtivo e ressalta a importância da orientação do professor.

Internet; ensino; produção escrita; texto dissertativo


Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br