SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Referenciation strategies in media discourse: ideological practices of inclusion and exclusion of voices in the discourse of war author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Linguagem em (Dis)curso

Print version ISSN 1518-7632

Abstract

GONCALVES, Adair Vieira. Gêneros textuais e reescrita: uma proposta de intervenção para o ensino de língua materna. Ling. (dis)curso (Impr.) [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 13-42. ISSN 1518-7632.  http://dx.doi.org/10.1590/S1518-76322010000100002.

Fundamentos do quadro epistemológico do interacionismo sociodiscursivo e dos pressupostos bakhtinianos ressoam neste artigo, cujo objetivo principal é o de averiguar os possíveis benefícios, para o ensino de língua portuguesa, de dois instrumentos pedagógicos: sequência didática e lista de controle/constatações, que são ferramentas exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, como potencializadoras do ensino. Decorrentes deste objetivo, avaliamos as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas de uma produção escrita do gênero "resumo acadêmico" e as distintas interações ocorridas durante as intervenções escritas. A análise possibilita a conclusão de que tais ferramentas constituem instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re) configuradas em gêneros textuais.

Keywords : sequência didática; lista de controle [constatações]; gêneros; interação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese