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Correlação entre carta-protesto e histórico de letramento do candidato: uma análise de redações do vestibular

Correlation between the protest letter genre and the candidate' literacy history: an analysis of the compositions for the university selection exams

Tendo em vista que algumas instituições, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vêm requisitando, na prova de redação, a escrita de um gênero textual e não mais da dissertação, tradicionalmente solicitada na escola e na maioria dos vestibulares, este artigo objetiva (1) averiguar as práticas letradas requeridas na produção da carta-protesto proposta na prova de redação do vestibular da UFCG 2007 e (2) investigar a correlação entre as práticas demonstradas pelos candidatos na produção da carta e seu histórico de letramento. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritivo-interpretativa cujo corpus foi constituído pela prova aplicada no vestibular referido, bem como por uma amostragem de cartas produzidas nesse evento, além de entrevistas realizadas com os candidatos. Os dados, analisados com base nos estudos sobre letramento crítico (BARTON; HAMILTON, 2000; GEE, 2000), indicam que o histórico de letramento dos candidatos parece ser fator decisivo para a mobilização de práticas letradas na redação.

Cartas-protesto; Práticas Letradas; Histórico de Letramento


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